terça-feira, 26 de março de 2013

Mutirão Agroflorestal 2

 A roda de abertura do primeiro mutirão agroflorestal, realizado em setembro do ano passado, serviu de chamado para a realização do segundo encontro - parceria do Ateliê Anjico com o Mutirão Agroflorestal, via Helena Maria Maltez.

 Começamos este segundo mutirão, que aconteceu no domingo passado, com uma primeira roda com os participantes que chegaram primeiro, e depois das apresentações seguimos para o Ateliê para conhecer o trabalho aqui realizado. 

 Depois foram chegando outros, cada um trazendo o que de melhor havia para compartilhar: ferramentas, alimentos, mudas, palavras, sonhos, sorrisos... e mãos dispostas a mexer na terra.

 A Helena tinha sempre um toque para orientar, sugerir, acolher...

Depois de circular para conhecer a área cada um escolheu um local que o atraiu para manejar: muitas mudas foram plantadas, o capim retirado para ser reutilizado como adubo, bananeiras foram manejadas e replantadas, árvores foram podadas, canteiros foram refeitos...

A Lu trouxe sementes de zínia, uma flor, que foram amorosamente espalhadas pelo quintal, o Vítor trouxe mudas de siriguela, o Alexandre, de jatobá, a Helena trouxe um ipê roxo, alguém trouxe muda de jaca e de abacate, outros trouxeram de café e de tantas coisas mais que não dá para lembrar.
O Moreno trouxe uma melancia para nossa fome saciar, enquanto não ficava pronto o almoço que a Elisinha  e o Dudu acabavam de preparar.

 A Narmada nos presenteou com a alegria de comemorar conosco seu aniversário.
O Marco Gonçalves fez o registro fotográfico do mutirão que ilustra esta postagem (fora esta foto acima, que não sei quem bateu...)

Galera feliz reunida para a foto!
Nesta altura do dia alguns dos participantes já haviam ido embora. No total foram dezenove pessoas compartilhando este domingo maravilhoso, isto sem contar com o Marcos Woortman, que chegou para o banho de cachoeira no final da tarde trazendo duas mudinhas - bergamota e abacate: chão nelas!
Valeu demais galera, gratidão especial à Helena!

3 comentários:

  1. MUITO Bom! Gratidão Mangala... Foi um dia lindo e inesquecível!

    ResponderExcluir
  2. Ler as notícias do jardim agroflorestal me faz iniciar o dia alegre e contente. Helena, que você continue compartilhando o amor entre os seres.

    ResponderExcluir